Documentário Contestado: Memórias e Esperança
Sinopse
O silêncio, a invisibilidade e o subdesenvolvimento imposto ao povo caboclo depois da guerra. A superação da vergonha, o renascer da esperança e da crença na felicidade por meio do resgaste da história e da valorização da memória de um povo.
O documentário “Contestado – Memória e Esperança” apresenta ao telespectador as memórias transmitidas secularmente pela história oral do sertão contestado, palco da Guerra do Contestado que ocorreu entre 1912 e 1916 no interior dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Sul do Brasil.
Pela historiografia oficial, a Guerra do Contestado matou dez mil pessoas. Considerando-se a limpeza étnica promovida pelos jagunços milicianos na época, o número de mortos pode passar de trinta mil pessoas, fazendo do Contestado um dos maiores crimes contra a humanidade registrado nas Américas.
O documentário “Contestado – Memória e Esperança” foi produzido pela TV UEL em parceria com o Observatório da Região e da Guerra do Contestado. A equipe percorreu mil e seiscentos quilômetros com o Projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Londrina “Vivenciar e Agir Sobre Terras (in)contestáveis” que desenvolve na região um trabalho de resgaste das memórias do Contestado.
Ao longo do documentário, o público vai passar pelos caminhos do profeta João Maria e ver sua estreita ligação, até hoje, com os costumes, a cultura e a resistência cabocla. E terá a oportunidade de compreender como o resgate da identidade e da história de um povo pode ajudar uma população, com um dos menores índices de desenvolvimento humano do Brasil, a vislumbrar um futuro melhor.
Para ver o documentário na íntegra acesse aqui.
Ficha técnica
Título: Contestado: memória e esperança
Ano produção: 2019
Direção: Celio Costa, Marco Antonio Barros e Soraia Barros
Estréia: 12 de agosto de 2019 ( Brasil )
Duração: 52 minutos
Classificação: Livre
Gênero: Documentário
Países de Origem: Brasil
Produtores: Celio Costa, Marco Antonio Barros, Nilson Cesar Fraga e Soraia Barros
Agradecemos ao pesquisador Nilson Fraga e a Tv Uel pela permissão de editar o documentário, utilizar os cortes considerados mais importantes para o nosso objetivo e por nos enviar a sinopse. Desta forma, esperamos levar este belo trabalho a um maior número de pessoas, valorizando assim a história do Contestado, tão importante para os moradores da região do Vale do Contestado na Serra Catarinense.
Edição e legenda por Alexandre Lima de Oliveira, Francine Soares de Almeida e Karen Wesseler Jung.