Kendo no Parque Sakura

30/10/2019 16:33

O que é Kendo?

O Kendo é derivado da dedicação do Samurai japonês à arte japonesa do manejo da espada (Ken-jutsu). Treinar com uma espada que tem uma lâmina viva, como se pode imaginar, é muito perigoso, então várias escolas de manejo da espada no passado do Japão desenvolveram maneiras de diminuir o perigo. Uma arma introduzida como alternativa à Katana (a espada japonesa usada pelos samurais) foi o bokuto, uma espada de madeira usada em kumitachi ou seiho agora conhecida como kata (formas de conjunto). (Fonte: http://kodokankendo.org/what-is-kendo/)

No planalto catarinense existe uma Academia de Prática de Kendo: Kendo BunBuKan, mantida por descendentes de imigrantes japoneses que se estabeleceram na região em 1964. A colônia de Frei Rogério mantém práticas artísticas e culturais como forma de manter a identidade cultural do país de origem. Sensei Elzami Miwa Onaka é responsável pelo ensino do Kendo em Frei Rogério, onde realiza treinamentos e atividades regulares com alunos de diferentes regiões do Brasil. As imagens são de um gasshukus realizado com um mestre japonês em outubro de 2019.

Cultura Japonesa no Contestado

22/10/2019 19:01

A cultura japonesa é um dos elementos mais marcantes da importância dos imigrantes na formação do espaço rural do planalto catarinense. A colônia de Frei Rogério é muito ativa na realização de eventos comemorativos e na preservação da memória do país de origem.

Cultura e Identidade no Sul do Brasil

22/10/2019 16:16

Este projeto visa utilizar a arte e os meios de divulgação e comunicação para divulgar a cultura do território, valorizando as raízes e lembrando as identidades culturais do Planalto Serrano Catarinense no qual circulam muitas pessoas e onde a Universidade está inserida, visando assim a valorização das identidades regionais e o resgate histórico da identidade social da região, levando em consideração o passado para a compreensão do contexto atual, visando a construção de um futuro mais inclusivo e tolerante. Trata-se de uma pesquisa exploratória multimétodo, que será realizada através de pesquisa e documentação bibliográfica, entrevistas, fotos, vídeos sobre as identidades culturais da região dos Curitibanos e do Planalto catarinense.