Gruta Monge João Maria no município de Fraiburgo/SC

25/11/2020 19:55

Um morador de Taquaruçu, atual município de Fraiburgo, no planalto catarinense, que era criança na época da guerra, relata uma cena de bombardeio: 

 

“A força do governo também apertou muito no final. Teve um reduto, que começou a ser bombardeado por canhão, daí todos correram para a igreja, para se proteger. Logo um tiro de canhão atingiu a igreja, que estava lotada de crianças e mulheres, pegou fogo, quase todos morreram, isto eu vi.”

 

A imagem de uma igreja lotada de mulheres e crianças sendo incendiada no reduto de Taquaruçu é uma dura memória guardada por aqueles que presenciaram a tragédia. A força dessas memórias está associada a fortes impactos emocionais causados por diferentes imagens da guerra. Por muito tempo existiu uma espécie de silêncio público sobre a Guerra do Contestado, por interesse dos Governos estaduais e a vergonha e medo de quem viveu esta Guerra. Do final da guerra até a década de 1980, esse assunto não foi objeto da atenção pública, embora já houvesse uma grande produção de militares e acadêmicos sobre o tema. Apenas a partir dos anos 1980 o conflito do Contestado passou, de distintas maneiras, a ser relembrado por movimentos sociais, órgãos de Estado e pesquisadores acadêmicos. No entanto, boa parte da população descendente dos seguidores do monge José Maria ainda apresenta uma memória de guerra fortemente impactada pela versão dos vencedores e pelos ressentimentos do povo.

Gruta Monge João Maria

Este monumento presta homenagem ao curandeiro que inspirou a Guerra do Contestado, o Monge João Maria. A lenda conta que João Maria sempre acampava perto de fontes e que a água foi abençoada e tornou-se milagrosa. À frente da gruta está o Lago das Araucárias, marco histórico formado na época da fundação para abastecer casas e serrarias. Este monumento é um ponto turístico da cidade, contribuindo para manter viva a memória da Guerra, atraindo turistas que passam por meio da gruta a conhecer um pouco mais sobre a história da região.

Gruta São João Maria; Fonte: Rádio Fraiburgo.

Gruta São João Maria; Fonte: Tripadvisor.

Gruta São João Maria; Fonte: Hotel Fraiburgo.

Lago das Araucárias; Fonte: blog lanofrai.

Referência

MACHADO, Paulo Pinheiro. Guerra, cerco, fome e epidemias: memórias e experiências dos sertanejos do Contestado. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2011000100178>. Acesso em: 25 nov. 2020.

 

Núcleo Tritícola

18/11/2020 17:41

Entrevista com o Guardião da Memória Aldair Goetten de Morais realizada pelo coordenador do projeto Professor Daniel Granada. Este podcast é o quarto de uma série sobre o Contestado. Realização pela equipe do Projeto Cultura e Identidade no Planalto Catarinense – projeto de extensão da UFSC – campus Curitibanos.

Edição por Alexandre Lima de Oliveira.

Arte por Karen Wesseler Jung.

Narração por Francine Almeida.

Foto por Evandro Badin.

Série Kendo – O Caminho da Espada Vídeo#3 – Experiência de Miwa no Japão

03/11/2020 11:23

Neste vídeo, a Sensei Miwa relata a experiência que teve em sua primeira ida ao Japão aos 17 anos e posteriormente para realização de seu mestrado,  retrata as principais diferenças entre os costumes Brasil X Japão, diferenças no Kendo e suas formas de treinamento,entre outras experiências que lá viveu.  Entrevista realizada pelo coordenador do projeto Daniel Granada com a Sensei Elzami Miwa Onaka.

Edição por Alexandre Lima de Oliveira.

Arte e legenda por Karen Wesseler Jung.