Kendo – O Caminho da Espada

08/05/2020 18:40

Kendo é uma arte marcial de origem japonesa e significa “caminho da espada”, que para os leigos pode parecer semelhante à esgrima, mas para os praticantes as diferenças são profundas e complexas. No Kendo, as espadas de bambu (shinai) e armadura são usadas para proteger a cabeça, barriga e braços. Em sua origem, o Kendo não utilizava bambu e proteções, pois foi criado a partir das técnicas de combate dos samurais (que utilizavam espadas tradicionais) no período do Japão feudal e ao longo do tempo o esporte vem se modernizando. A luta consiste em manusear a espada e acertar o adversário em pontos específicos. Além das lições de luta, os kendocas aprendem sobre respeito e disciplina, lições que estão presentes no dia-a-dia da vida japonesa. O respeito é mantido entre todos, também às roupas, ao Dojo (local de treinamento), à natureza e a tudo ao seu redor.

No Brasil existem registros de cerca de 1000 kendocas, apesar deste número não ser exato, pois muitas pessoas praticam sem estarem registradas, no Japão cerca de 1,2 milhões e no mundo 2 milhões de praticantes. O Kendo chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes que já o praticavam e seus descendentes. Inicialmente praticavam apenas entre eles no interior do estado de São Paulo e mais tarde a prática se espalhou e tomou maiores proporções como a criação de vários centros de treinamento em muitos estados brasileiros. O vídeo a seguir foi gravado na Colônia Celso Ramos, na cidade de Frei Rogério – SC e relata sobre o treinamento do dia-a-dia, algumas brigas e as roupas utilizadas para a prática da arte marcial.

Referência

KOBAYASHI, Luiz. Kendo no Brasil – panorama da pesquisa e um breve histórico. Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 2008. Disponível em: <https://cenb.org.br/articles/display/137>. Acesso em: 17 mai. 2020.

SATO, Aline Oshiro. A História do Kendo no Brasil. Japas no Brasil, 2018. Disponível em: <https://japasnobrasil.com.br/a-historia-do-kendo-no-brasil/>. Acesso em: 16 mai. 2020.